Buenos Aires – Zoo Luján

Tenho que dizer, essa viagem só aconteceu porque eu vi uma reportagem na TV e me apaixonei pelo Luján… Como assim entrar numa jaula e fazer carinho em um leão, cara a cara, ao vivo? Não dava pra perder. E eu sabia que o Bento ia enlouquecer, ele ama os bichos da selva desde bebezinho…

Não fui com o passeio planejado, cheguei no hotel e pedi algumas dicas na própria recepção. Eles me deram alguns folhetos de agências que fazem o passeio e o contato de um taxista. O passeio com o taxista ficava um pouco mais caro (US$ 150 para nós três com os ingressos inclusos), mas optamos pela praticidade de poder voltar a qualquer hora do dia. Como o Bento ainda é pequeno, ele brinca mas acaba cansando depois de um tempo e cai no sono, e ficar preso em um passeio de agência com hora marcada pra voltar era uma fria. (Importante: pra quem quer fazer o passeio enxuto mesmo, tem uma linha de ônibus que sai de Buenos Aires para Luján e é baratinha, é só perguntar no hotel)

DSC09445

Dia lindo no Zoo Luján

O taxista (mega simpático, atendeu a gente todos os dias, vou deixar os contatos dele aqui!) pegou a gente na porta do hotel às 9h e fomos para a cidade de Luján, que fica próxima a Buenos Aires, cerca de 68km. O Zoo na verdade lembra uma fazendinha, os animais ficam em jaulas e você vai passando por eles a pé, em chão batido (tinha chovido naquela semana, então tinha bastante lama). O lugar tem banheiro e lanchonete, mas tudo beeeeem simples e rústico. Sugiro que você, como a gente, leve alguns salgadinhos e bebidas para aguentar durante o passeio.

Alguns animais como patos, gansos, galinhas, lhamas e cachorros vivem soltos no zoológico, e ficam andando por ali, entre os turistas. Aliás, turistas brasileiros eu diria, parecia que eu estava no Brasil.

DSC09471

Animais soltos pelo Zoo Luján

DSC09451

Bento e nosso taxista Juán alimentando a Lhama

DSC09447

Lhama – Zoo Luján

O lugar fica realmente lotado e as filas para entrar nas jaulas são enormes, então programe-se pra sair cedo. E aí foi que o Juán (nosso taxista) salvou a gente. Ele conhecia todo mundo no zoológico, então ia conseguindo os melhores lugares na fila pra gente, o que facilitou muito o passeio.

A primeira jaula que nós visitamos foi a do leão, entramos eu e o Marcelo. Na jaula ficam 2 monitores, um vai te explicando o que pode e o que não pode fazer (pode chegar perto, pode fazer carinho, só não pode colocar a mão na boca, na cabeça ou apertar ele) e o outro tira as fotos. Gente, coisa mais linda… Eles ficam ali, passeando pela jaula, e o monitor indica pra gente sempre o animal que está sentado. Amei demais! Vou guardar pra sempre na minha memória!

DSC09467

Leitinho pro leão – Zoo Luján

DSC09461

Na jaula dos leões – Zoo Luján

DSC09458

Zoo Luján

DSC09456

Zoo Luján

DSC09452

Zoo Luján

Depois fomos para a jaula dos tigres. Nessa o clima estava mais animado, eram 5 tigres, mais jovens e todos muito agitados (confesso que deu um medinho de entrar, mas bora lá!). De novo entramos eu e o Marcelo e ficaram 2 monitores na jaula com a gente. Uma polêmica que rola em relação ao Zoo Luján é que os animais são dopados ou drogados, mas sinceramente nessa jaula vi o contrário, os tigres estavam agitados, andando de um lado pro outro, faziam o que queriam… E, foi aí que veio o susto!

DSC09489

Gatinho – Zoo Luján

DSC09487

Zoo Luján

DSC09478

Zoo Luján

Eu estava esperando a vez do Marcelo tirar as fotos, num canto da jaula e do nada veio um tigre por trás de mim e começou a lamber minha perna. Ahhhhhhhhh, gelei!!!! Já olhei pro monitor e falei: Me salva!!! Ele só pediu pra eu ficar calma, não fazer nenhum movimento brusco e acariciar o tigre. E foi o que eu fiz… kkkkk…. Ufa!

DSC09494

O sustinho…

Às 11h as jaulas dos felinos filhotes são abertas. Como tem bastante gente que não tem coragem de entrar nas jaulas dos animais adultos, ou não podem (só maiores de 16 anos), as filas dessas jaulas são beeeeem longas. São duas jaulas, uma dos bem bebezinhos (essa nem eu tive coragem de entrar na fila, cansei só de olhar) e dos maiores, que de cara já vi que o Bento ia amar. Ah, nessas jaulas as crianças podem entrar acompanhadas dos pais.

DSC09498

Filhotinhos – Zoo Luján

DSC09502

Hora do almoço – Zoo Luján

DSC09508

Zoo Luján

Os filhotes são engraçadíssimos, brincam com tudo… O Bento amou, abraçou, beijou, subiu no leão e quis brincar de pocotó… Foi muito legal!!! Ele ficou falando disso o dia todo, do leão. Foi demais.

DSC09514

Zoo Luján

DSC09513

Sorrisão – Zoo Luján

DSC09511

Abraçando o leão – Zoo Luján

DSC09509

Zoo Luján

Depois levamos o Bento para dar comida aos elefantes. Como é num ponto mais afastado dos felinos, essa área do Zoo é mais vazia. Numa bacia grande ficam pedaços de pêra e maçã, você pega um pedaço e dá para o elefante, que pega com a tromba da sua mão. O Bento enlouqueceu! Foi o animal que ele mais gostou, ficou impressionado e todo feliz que ele veio “papar” na mão dele… Lindo demais!

DSC09515

Zoo Luján

DSC09525

Com os elefantes – Zoo Luján

DSC09520

Zoo Luján

O ingresso inclui um passeio de dromedário, que é feito em dupla. É bem rapidinho, mas as crianças adoram.

DSC09539

Zoo Luján

DSC09537

Zoo Luján

Logo depois das 14h, e depois de tanto correr, o Bento caiu no sono e fomos embora. Mas ainda deu pra ver rapidinho as araras, as focas, os ursos e o tigre siberiano… Um passeio que vou guardar pra sempre. Apesar de ser simples e até meio feio, o Zoo Luján vale a visita pela experiência única de interagir com os animais. Não deixe de visitar!

DSC09541

Zoo Luján

DSC09540

Zoo Luján

DSC09530

Zoo Luján

DSC09528

Zoo Luján

DSC09527

Zoo Luján

DSC09544

Game over para o Bento

Serviço:

Zoo Luján – http://www.zoolujan.com/

Acesso Oeste, km 58 – Luján – Argentina (aberto todos os dias a partir das 9h)

Juán – melhor taxista de Buenos Aires (juanmaciasargtours@gmail.com)

One thought on “Buenos Aires – Zoo Luján

  1. Pingback: lugares e ideias | Buenos Aires – dicas de primeira viagem

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s