Rio de Janeiro – Roberta Sudbrack (post convidado)

Esse é um post convidado!!! Ele foi escrito pela Denise Yamassake do blog Eu Malho pra Comer, que visitou com a gente o restaurante da chef Roberta Sudbrack no Rio. O post você confere aqui:

A primeira vez que eu vi a Roberta Sudbrack foi no programa Estrelas da Angélica. Claro que me encantei com a simpatia da Chef e do seu restaurante no Rio. E morri de vontade de conhecer. Ficou na mente.
IMG_1259
Numa viagem ao Rio em 2011 tive o prazer de conhecer e almoçar no restaurante. Tirei a prova do que eu havia assistido, fez super jus à reportagem (que foi de dar água na boca) e super valeu a pena. Ficou o gosto de quero mais.
Na última viagem ao Rio em novembro passado, um almoço na Roberta Sudbrack já estava na lista desde os primeiros planos do feriado prolongado na Cidade Maravilhosa.
 
Via Twitter, um prenúncio do que viria:
foto
E sim, bombou!
O restaurante fica no Jardim Botânico, parece uma casa, lugar de aconchego. Atendimento excepcional desde a chegada ao portão. Eu sempre fiz reserva pra não correr o risco mas não sei se eles atendem sem reserva (creio que não). 
IMG_7602
Éramos em 6 pessoas mais 2 crianças. Acomodaram-nos no andar de cima, e foi muito bom porque, além de ser ao lado da cozinha (e podíamos observar tudo, as crianças puderam ficar à vontade. Parecia que o restaurante era só nosso!
IMG_1239
A Chef estava na casa (!!!) e muito atenciosamente, veio nos cumprimentar na mesa e dar as boas vindas. Um amor de pessoa (faltou uma foto!). Até postou no Instagram a mamadeira que pedimos para esquentar.
bottle
A decoração da mesa (de novo, não que eu entenda de decoração, hehe): clean e chique. Percebe-se o cuidado nos detalhes.
IMG_1187 IMG_1186
Para refrescar e abrir o apetite, tomamos Cerveja Cerpa.
IMG_1192
E aí, prepara para começar a esbaldação de comida…
Abrindo o almoço, Salaminho Artesanal de Picada Café/RS servido numa pedra. Em algum lugar eu li (acho!) que é para comer com a mão.
IMG_1188
Acompanhando o salaminho, um pãozinho fresquinho e quentinho com manteiga.
IMG_1189 IMG_1191
Eu não sei precisar exatamente o tempo entre servir uma coisa e outra, mas devo dizer que tudo vem no seu tempo certo.
Próximo… Surpresinha da Chef: Mussarela de búfala artesanal com “azeite, limão… e só”segundo descrição da própria Chef no Instagram. E não precisa de mais nada mesmo!
IMG_1193
Em seguida, a Salada. Perfeita na temperatura e no tempero. Aquele figo ali faz diferença.
IMG_1204
No almoço há duas opções de prato principal. A mesa se dividiu entre os dois pratos disponíveis que eram Picadinho do Presidente FHC e Filé na Brasa “au poivre” com Batatas Croustillante. Preciso dizer que o filé veio perfeito em tudo… no ponto, no tempero, no sabor? Pois é. Veio. E essa manteiga derretendo em cima? Coisa de Deus!
IMG_1206 IMG_1205
As batatas croustillante vem sequinhas e macias. Combinação perfeita (aliás, esse filé combina com qualquer coisa segundo minha ignorante opinião sobre gastronomia)
IMG_1213 IMG_1207 IMG_1208
A outra opção pro almoço era o Picadinho do Presidente FHC (a Roberta foi a primeira Chef e mulher a comandar a cozinha do Presidente da República)
226496_10150174173149037_351858_n
O Picadinho consiste em: Picadinho de filé na ponta da faca, Farofinha de cenoura, Banana à Milanesa, Ovo caipira poché, Arroz branco.
Vem servido em várias cumbuquinhas, uma graça.
Por cima do picadinho vem um ovo poché. Se eu disse que até o ovo tem um gosto especial você acredita?
IMG_1210
A banana à milanesa é outro show à parte. Sequinha e macia.
IMG_1216
E essa Farofinha de cenoura? Devo dizer que é uma das melhores, quiçá a melhor que eu já comi. D-I-V-I-N-A. Tudo lá parece vir na dose exata de sabor e tempero.
IMG_1211
Aí coloca tudo no prato e se esbalda. E quando a gema do ovo quebra? Hmmmm….
IMG_1215 IMG_1214
… e ainda tinha mais…
(outra) Surpresinha da Chef antes da sobremesa: queijo e doce de leite. C-L-A-R-O que não eram doce de leite e queijo comuns, mas agora que me fogem as características. Se doce de leite até quando é ruim é bom, imagina esse…
IMG_1218
… e a sobremesa veio… Mil Folhas Maison RS … uma obra de arte:
IMG_1228 IMG_1229
Depois de tirar fotos de vários ângulo, hora de experimentar. Sabe uma massa folheada que derrete na boca? Então. Já falei que tudo é na medida exata, né? Doce sem ser enjoativo, tamanho na medida (ok, acho que dava pra comer mais!! rsrsrs)
IMG_1234
Ao lado da porta da cozinha tem uma janela, então podíamos observar o movimento da Social Kitchen, todo o cuidado no preparo dos pratos que a gente percebe quando experimenta.
IMG_1256 IMG_1235 IMG_1222 IMG_1221
Como se já não fosse o bastante, pra complementar, Brigadeiro de Colher. Dispensa maiores descrições.
IMG_1242 IMG_1243
E aí para finalizar, um cafezinho de coador
IMG_1241
A Chef diz que se divertiram na cozinha, nós nos divertimos e nos esbaldamos na mesa. Super valeu!
foto1
O almoço Sud custa R$ 89,00.
Na próxima vez, quero experimentar o jantar. Fica na mente com o gosto de quero mais.
Serviço:
Rua Lineu de Paula Machado, 916 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro/RJ

2 thoughts on “Rio de Janeiro – Roberta Sudbrack (post convidado)

  1. Pingback: lugares e ideias | Rio de Janeiro – Jardim Botânico

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s