Rio de Janeiro – Fim de tarde no Bar Urca

Eu tenho uma conexão com o Rio de longa data. Meu pai e meu padrasto são cariocas e desde pequena as viagens pra cidade maravilhosa pra visitar parentes e amigos eram constantes. Acho que já fui no Corcovado e no Pão de Açúcar umas 20 vezes, e não é mentira… rsrs. Hoje em dia, apesar da distância (moro em Jundiaí/SP), o Rio sempre surge como opção de viagem vez ou outra, já que meu irmão mora lá.

Devo dizer, o Rio é uma cidade pra se descobrir, porque tem opções para todos os tipos de viagens: balada, curtir o carnaval, roteiro gastronômico, viagem com crianças, reveillon e mega shows na praia (já fiz todas essas!!!!). Cada ida ao Rio descobrimos um lugar novo.

Vou começar esse especial, que pretendo não seguir uma ordem cronológica, com um dos meus lugares preferidos no Rio. O Bar Urca é um barzinho mega simples, mas muito tradicional. Fundado em 1939, funciona na esquina da João Luiz Alves com a Cândido Gaffrée, no fim da rua da praia. Em frente ao bar fica a famosa “mureta” de pedra de frente pra baía e com vista pro aeroporto Santos Dumont.

Bar da Urca

Bar Urca

DSC08388

Vista da “mureta” do Bar Urca

Perfeito no fim de tarde, o bar funciona assim, você chega no balcão, anota seu nome e faz o pedido. Cerveja de garrafa hiper gelada, o melhor pastel de camarão (ever!) e um caldinho de frutos do mar são as melhores pedidas. Daí é só atravessar a rua, sentar na mureta, curtir o visual e papear.

Cerveja gelada e o melhor pastel de camarão

Cerveja gelada e o melhor pastel de camarão

Lugar despretensioso e que já virou point de gente descolada. Pra mim uma ida ao Rio sem curtir um fim de tarde no Bar Urca nunca é uma viagem completa. Pra quem quer conhecer outra versão do Bar Urca, no andar superior funciona um restaurante mais tradicional, com frutos do mar e cozinha portuguesa como especialidades.

DSC08372

A “mureta” mais agitada da Urca

 

Serviço:

Bar Urca – http://www.barurca.com.br/

R. Cândido Gaffrée, 205 – Urca – Rio de Janeiro

Leave a Reply

