Cartagena – Botero e Restaurante La Vitrola

Voltando do Oceanário aproveitamos pra bater perna pelo centro histórico. Botero é um pintor e escultor colombiano, mundialmente famoso por suas “gordinhas”. Sua presença em Cartagena, assim como em toda Colômbia, é muito forte.

DSC00740

pelas ruas de Cartagena

DSC00741

pelas ruas de Cartagena

DSC04127

pelas ruas de Cartagena

Na Plaza de San Pedro, uma praça boêmia no centro histórico de Cartagena, está uma de suas muitas esculturas, doada por ele mesmo em 2000 à cidade, a “Figura Reclinada”, carinhosamente apelidada como Gertrudis. Existe uma crença popular entre os turistas que, quem apalpar os seios da Gertrudis garante relações amorosas duradouras… Não é de se estranhar a diferença de cor na estátua, né?!?

DSC00754

Figura Reclinada de Botero

DSC00752

Gertrudis de Botero na Plaza de San Pedro

Mais à noite retomamos o roteiro gastronômico. O La Vitrola é o restaurante mais famoso de Cartagena, conseguir uma reserva lá é sorte, e das grandes. Não tem site, não tem email, só atende com reservas e reservas só por telefone. Como essa viagem era também gastronômica, deixá-lo de fora seria um pecado. Então ainda daqui do Brasil, mandei um email pro pessoal do hotel e eles conseguiram uma reserva pra gente, às 19h30!!! (os outros horários já estavam todos cheios, e isso porque era só uma quinta-feira!!!).

DSC04153

muralhas de Cartagena

DSC04133

Entrada do La Vitrola

O restaurante fica bem pertinho da muralha, com uma entrada super discreta, quase imperceptível e a porta ainda por cima fica fechada. Você bate e o maitre vem te atender na porta. De cara já levamos um banho de água fria. Por ser super tradicional, o Marcelo não pôde entrar porque estava de bermuda. Pra não perder a reserva eu fiquei segurando a mesa, enquanto ele foi rapidinho no hotel se trocar.

DSC04157

La Vitrola

DSC04154

La Vitrola

Prepare-se pra entrar em um bar cubano dos anos 40/50, com grandes ventiladores de teto, palmeiras de todos os tipos e janelas com persianas fechadas. Ao lado das mesas uma banda de música caribenha, no melhor estilo jazz bar.

DSC04178

La Vitrola

Como não tem site, foi difícil lembrar de todos os pratos direitinho pra vocês… De entrada eu fui de Ceviche de Corvina (o melhor da viagem, cortadinho bem pequeno e acompanhado de limão, azeite e crackers) e o Marcelo de Carpaccio de Polvo (só com azeite aromático, tomatinhos e mais nada. Divino!!!)

DSC04162

Ceviche de Corvina

DSC04161

Carpaccio de Polvo

Para os platos fuertes fui de Chupe de Mariscos (camarões, lulas e uma mini lagosta em creme a base de tomates e leite de coco) e o Marcelo de Langostinos a Manera del Chef (camarões servidos com um molho de sabor surpreendente com mel, manga e pimenta verde fresca, acompanhados de porção de arroz de coco).

DSC04168

Chupe de Mariscos

DSC04167

Langostinos a Manera del Chef

De sobremesa provei a mais famosa: Pie de Coco Cartaganero Caliente (torta de coco quente com sorvete de baunilha). Divina, quentinha e úmida! Perfeita!!!

DSC04170

Pie de Coco Cartaganero Caliente

DSC04147

Cartagena

O La Vitrola não é dos mais baratos (aliás, foi o restaurante mais caro da viagem), e apesar de esnobe num primeiro momento, lá dentro é bem acolhedor. Me lembrou um pouco os ambientes de restaurantes tradicionais em São Paulo, como o Terraço Itália, pomposo mas simpático. Definitivamente foi a melhor refeição de toda a viagem e é mais um “must go” em Cartagena.

 

Serviço:

Bar e Restaurante La Vitrola

Calle del Baloco, 33-01, Centro Histórico / reservas pelo telefone +57 (53) 660-0711 (aberto todos os dias das 12h às 15h e das 19h às 0h)

One thought on “Cartagena – Botero e Restaurante La Vitrola

  1. Pingback: Assados típicos da Culinária Colombiana | Beer & Brasa

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s