Napa – francis ford coppola winery

Em um dia de tour pelo vale do Napa você vai conseguir visitar 2, no máximo 3 vinícolas no mesmo dia (que foi o nosso caso). Pra quem vai ter o dia corrido entre uma vinícola e outra, uma boa dica é passar em um dos mercados ou armazéns charmosinhos das cidades e garantir pãezinhos, salgados e frutas fresquinhas para ir comendo no carro. Como a próxima vinícola que pretendíamos visitar ficava ainda a 1 hora de viagem de Oakville, foi a melhor das alternativas na hora do almoço.

Francis Ford Coppola Winery

Francis Ford Coppola Winery

Chegamos na Francis Ford Coppola Winery pouco depois da 1 da tarde, o sol estava ardendo e um calor insuportável. Pra quem saiu de casaco e gorro de manhã o jeito foi trocar de roupa no carro mesmo (rs)… Chegando na vinícola do cineasta Coppola você já vai perceber que as coisas por lá são diferentes, um estacionamento gigante, filas para se inscrever nos tours e um restaurante mega lotado (se eu soubesse que a gente ia conseguir chegar na hora do almoço e ainda ficar esperando o tour, teria deixado pra almoçar lá)…

Nesse valor o jeito foi trocar de roupa no carro

Nesse calor o jeito foi trocar de roupa no carro

O que você vai perceber mesmo é que, por exemplo, a Robert Mondavi é uma vinícola. A Francis Ford Coppola Winery é um nome de um cineasta famoso que resolveu ter uma vinícola, tudo lá gira em torno do marketing. É como nos parques da Disney, qualquer momento é uma oportunidade de fazer algo virar dinheiro. Pra você entender melhor, além da vinícola, no mesmo espaço funcionam o restaurante, um espaço para eventos privativos e um clube de piscina, onde as pessoas podem se tornar sócias e ter suas próprias cabines (iguais aquelas que a gente vê em filmes americanos da década de 50). Não me entenda mal, eu também estava lá pelo nome do Coppola…

A piscina do clube... Nesse calor até que cairia bem...

A piscina do clube… Nesse calor até que cairia bem…

Acabamos levando um chá de cadeira porque o próximo tour só sairia às 14h30, nosso grupo novamente era pequeno, nós 4 e um casal de San Jose. Fizemos o tour “Family Tasting” que dava o direito a degustação de 4 vinhos por US$ 10/pessoa, todos os tours estão abertos ao público diariamente das 11h às 18h. O tour é bem, beeeeem rápido, acho que não levou nem 15 minutos. Primeiro o guia nos leva para conhecer os vinhedos, onde ele explica porque Coppola resolveu entrar para o ramo dos vinhos. Na verdade a família Coppola, vinda da Itália, produzia seus próprios vinhos no porão de casa em Nova York.

Os vinhos da Francis Ford Coppola Winery

Os vinhedos da Francis Ford Coppola Winery

A partir daí vamos até a sala de envase, onde são envasados e rotulados todos os vinhos, que o próprio Coppola chama de ballet de garrafas. Infelizmente por nossa visita ter sido num sábado, as máquinas não estavam operando. Nessa parte o guia nos explica que o vinícola se chamaria inicialmente “Rosso & Bianco”, mas que depois de muito discutir ficou definido que o nome de Coppola (obviamente) seria mais atrativo para o negócio. Pra se ter uma ideia o grupo Francis Ford Coppola possui produtos licenciados nos ramos alimentício, hotéis e resorts pelo mundo, produtoras e restaurantes (o projeto é que a vinícola de Geyserville se torne um resort no futuro).

O nome original "Rosso & Bianco)

O nome original “Rosso & Bianco”

A sala de envase e o ballet de garrafas, segundo o próprio Coppola

A sala de envase onde acontece o ballet de garrafas, segundo o próprio Coppola

E a visita acabou aqui. Fomos então para a o balcão de degustação onde foram servidos os vinhos: Director’s Cut – Cabernet Sauvignon, Eleanor – misto de uvas vermelhas (vinho em homenagem a Ellie, esposa de Coppola), Diamond Collection – Chardonnay e pra fechar um vinho sobremesa moscato que não me lembro o nome. Durante a degustação o guia nos explicou que o rótulo do Director’s Cut, que envolve a garrafa como um rolo de filme, foi inspirado na invenção do século 19 chamada zoétropo, que produz a ilusão de um filme (imagens em movimento) e nos mostrou um zoétropo (essa caixinha circular na foto). Essas garrafas são rotuladas por uma máquina especial para dar este efeito ao rótulo. Cada rótulo da linha tem uma animação/história diferente.

Hora de degustar

Hora de degustar

Zoétropo

Zoétropo

Rótulo em animação do Director's Cut

Rótulo em animação do Director’s Cut

Eu acabei levando pra casa um vinho Sofia – Blanc de Blancs, linha em homenagem a única filha de Francis, Sofia Coppola, porque achei a garrafa simplesmente maravilhosa. Ainda não abri pra experimentar, mas assim que fizer conto pra vocês como foi.

A garrafa me conquistou... Será que vou ter coragem de abrir?

A garrafa me conquistou… Será que vou ter coragem de abrir?

Terminada a degustação já estamos na loja de souvenirs que fica dentro do museu particular de Coppola, um dos grandes motivos da minha visita. Na loja você vai ver que além dos vinhos e dos vários produtos com a marca de Coppola, existe um sem fim de produtos que não tem nada a ver com o propósito (chapéus, utensílios de cozinha, cartões e por aí vai…) mas que estão lá como oportunidade.

Vinhos da Francis Ford Coppola Winery - 10% de desconto para quem faz o tour

Vinhos da Francis Ford Coppola Winery – 10% de desconto para quem faz o tour

No museu tem algumas maquetes dos navios e alguns cenários do filme Maria Antonieta de Sofia Coppola. Mais a frente (fãs de O Poderoso Chefão, pasmem!), a mesa e cadeira originais do filme O Poderoso Chefão usada por Don Corleone. Ainda fazem parte dessa seção o roteiro original do filme preservado, uma (mega interessante) lista com o casting do primeiro filme (inclusive com nomes que foram cortados e atores substituídos!) e várias estatuetas do Oscar. No andar de baixo o automóvel original do filme Tucker, completamente conservado.

A mesa e a cadeira de Don Corleone

A mesa e a cadeira de Don Corleone

Memorabília de Coppola

Alguns dos prêmios de Coppola

O Tucker original do filme

O Tucker original do filme

Para os fãs de cinema, esse é realmente um passeio obrigatório, podem ver na minha cara de felicidade que eu me diverti muito. Mas se você também gosta de vinhos, como eu, se dê o privilégio de conhecer uma vinícola mais tradicional e faça um tour mais aprofundado.

Eu feliz com as estatuetas

Eu feliz com as estatuetas

Serviço:

Francis Ford Coppola Winery – http://www.franciscoppolawinery.com/

300 Via Archimedes – Geyserville, CA 95441

One thought on “Napa – francis ford coppola winery

  1. Só quero saber quando essas garrafas de vinho serão abertas!!!!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s